HISTÓRICO DE NOTÍCIAS

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Netbooks com telas cada vez maiores

O netbook nasceu com um display de 7 polegadas, quando, pioneiro no setor, Acer o lançou no mercado. Se tratava, na época, de um modelo totalmente diferente de um PC convencional, fortemente prejudicado por dimensões reduzidas e das configurações de hardware mínimas, mas suficientes para os motivos que havia sido criado. Navegar pela web, email e certos aplicativos podiam ser tranquilamente manejados da plataforma Intel Atom, com o compromisso de resolução reduzida.
Com o passar do tempo as coisas mudaram, fundamentalmente na dimensão do painel. A produção de netbook foi, na realidade, caracterizada por telas de 8 e 9 polegadas para até chegar as 10" nos modelos mais recentes. Aumentaram, como conseqüência, também os preços, modificando um pouco a natureza do netbook. Mais atualmente, vimos modelos com tela de 11,6", motivo pelo qual o quadro se complica, pela dificuldade de se entender o que é um netbook, ao menos que você não seja um apaixonado por tecnologia pegando como referência o logo Atom ou Nvidia Ion no chassi (mas também nesse caso existem excessões).

Há fortes indícios que noo curso de 2010 o grosso da produção netbook será realmente daquelas unidades com display entre 10 e 12 polegadas. A chave de tudo é a futura geração de plataformas Intel para netbook, Pine Trail-M, com CPU N450 com memória RAM e gráfica integrados. Com essa solução será possível gerenciar, melhor que agora, o conteúdo de vídeo e gráfica no geral, fato que leva a necessidade de uma tela com dimensões adequadas, ao fim de aproveitar realmente a experiência de vídeo.
Nvidia não ficará só observando. Enquanto isso apresentará a segunda geração da plataforma Ion, mas é difícil de hoje entender o que esperar desse setor. Serão os netbok ou os notebook a conquistar a maioria do público que compra eletrõnicos a preços médios? Cedo para dizer, assim como é cedo para entender quais serão as conseqüências para o mercado no caso de um sucesso da plataforma Intel Atom e Nvidia Ion

Nenhum comentário:

Postar um comentário