HISTÓRICO DE NOTÍCIAS

terça-feira, 27 de abril de 2010

PROTÓTIPO DE iPHONE 4G É ROUBADO E MATERIAL EXCLUSIVO VAI PARAR NO BLOG GIZMODO

A "bomba" tecnológica do ano está se tornando uma história de espiões digna de telas de cinema. A publicação de fotos do protótipo do novo iPhone 1 não quer realmente sair do centro das atenções internacionais. O último episódio desse acontecimento aconteceu sexta-feira passada (23/04), quando a polícia californiana entrou na casa de Jason Chen, o jornalista do blog Gizmodo, autor dessa epopéia, e apreendeu quatro computadores e alguns servers, além de diversos celulares. O objetivo da ação das autoridades era encontrar informções que poderiam direcionar à misteriosa fonte que vendeu à Gizmodo o protótipo tão desejado.

Para entender tudo direito, é necessário retornar ao início da história.

Tudo começa quando o blog Gizmodo, publica a notícia do ano, aquela que todos do mundo tecnológico sonhavam em escrever: a antecipação exclusiva de um produto Apple. Nos detalhes do artigo de Chen, são mostradas algumas fotos e vídeo.
A pergunta surge subitamente espontânea: como o Gizmodo colocou as mão sobre o iPhone? Chen argumenta que pagou 5 mil dólares a uma pessoa, que diz ter achado o iPhone em um pub, esquecido por um engenheiro da Apple que estava alí festejando e que havia "tomado umas a mais". Chen disse que havia acreditado dessa história do pub e pagou o 5 mil dólares e pronto, não importando muito daonde havia saído.
Chen mantém em segredo até agora a sua fonte, protegido por algumas garatias de lei que concedem a um jornalista de ter em segredo suas fontes, mesmo que esta tenha cometido um delito. Mas segundo os a favores da incrimanção, quem cometeu um delito também foi a Gizmodo, comprando o iPhone mesmo sabendo que era propriedade da Apple.
Antes de tudo, essa bagunça toda só fez melhorar o tráfego no blog Gizmodo, que viu o seu número de visitas quadriplicar, esperando que Steve Jobs não apareça tão cedo..com a conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário