
Todos já devem ter ouvido falar ou até usado/comprado um daqueles modens de banda larga móvel, os famosos modens 3G. Tenho ainda mais certeza em afirmar que todos (que utilizam o modem) já devem ter tido problemas com esses bentidos aparatos, que, conectados a qualquer computador ou portátil, proporciona (ou ao menos essa era a intenção) conexão banda larga (que pra mim sempre foi muito "estreita"). Esse tipo de conexão móvel, era pra ter vindo para facilitar a vida de muitos, mas o que aconteceu foi o contrário.
De madrugada, ou seja, em momentos que há poucos usuários conectados, a conexão pode até ser rasoável, mas, em horários de pico, geralmente no horario comercial, a internet se não fica lenta, cai. A conexão fica com uma irritante instabilidade que, para muitos que não possuem uma linha telefônica em casa para instalar uma banda larga a cabo, o jeito é ter paciência e "engolir" a decepção.
O Ping ou Latência, termo dado ao tempo que o seu modem leva para receber uma resposta do provedor, é altíssimo, fazendo com que muitos serviços que necessitem de troca de informações constantes com a rede (como o MSN, messenger da Microsoft) se desconectem initerruptamente. Para se fazer um upload, independente do que seja, nem se fala. Às vezes fica impossível anexar uma simples foto num email, mesmo que a imagem já esteja com qualidade reduzida para diminuir o tamanho.
Mesmo com preços às vezes salgados, os provedores tentam de tudo para atrair clientes, como dar (discretamente incluído no preço da mensalidade) um modem 3G grátis a usuários que adquirirem pacotes de dados, fazendo o usuário assim pensar que está ganhando algo inteiramente grátis. Um dos grandes problemas é a grande demanda que se deu após promoções como a da Tim, que com apenas 50 centavos, se usa a internet 3G pelo celular o dia todo. Os desavisados se iludem com o simples fato de poder se conectar em qualquer lugar (desde que haja sinal da operadora) e acabam caíndo na armadilha.
E, pra piorar ainda mais, as prestadoras de serviços 3G, fazem o que se chama de Traffic Shapping, que consiste na limitação automática da velocidade, seja em algumas horas do dia, seja em alguns sites ou softwares de download (como o software de compartilhamento Emule, baseado no mecanismo Peer to Peer)
São inúmeros os blogs, sites, comunidades e até sites de reclamações que citam pontos negativos de cada uma das operadoras.
Mas se você ainda assim quer arriscar, a melhor opção ainda é a Oi, que possui o pacote de dados mais em conta (10 GB de tráfego por R$ 99,90)
Nenhum comentário:
Postar um comentário