HISTÓRICO DE NOTÍCIAS
sexta-feira, 16 de março de 2012
Asteróide que passará perto da Terra, estará a menos de um décimo da distância daqui à lua
Um asteróide de 50 metros de diâmetro foi descoberto no último dia 22 de Fevereiro por um grupo de astrônomos. Poderia ser uma notícia corriqueira a não ser pelo fato da distância relativamente pequena que ele estará do nosso planeta. Entretanto, a equipe espacial européia (ESA) afirmou nesta quinta-feira, 15 de Março que o 'corpo' não representa nenhuma ameaça.
A rocha, batizada 2012 DA14, ficará mais próxima que muitos satélites comerciais e será vigiada sistematicamente, já que dividirá espaço com mais de 500 mil objetos que estarão em sua órbita.
Devido ter características peculiares, o corpo foi difícil de detectar, podendo até já ter passado por 'nós' outras vezes sem que o percebessemos.
Ainda, segundo a equipe, serão apenas 24 mil quilômetros que nos separará do asteróide.
'É uma distância completamente segura. No entanto, poderemos observá-lo com uns telesópios convencionais', disse o responsável pelo estudo de Objetos Próximos à Terra (NEONS), acrescentando ainda que foi descoberto em uma área aonde não se costuma achar asteróides.
Em 2013, os campos gravitacionais da Terra e da Lua serão estudados para calcular possíveis riscos de impactos em visitas futuras. A rocha passará perto de nós a cada 2 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário