HISTÓRICO DE NOTÍCIAS
sexta-feira, 30 de março de 2012
Deficientes auditivos poderão ter um novo e grande aliado tecnológico em breve
Observando a dificuldade de um colega de classe em se comunicar com os demais, um grupo de universitários que cursavam Ciências da Computação resolveram desenvolver um software para facilitar a vida de surdos e mudos. O app, que poderá equipar smartphones e outros gadgets, traduz a Libra (Língua Brasileira de Sinais) para áudio através de gestos captados pela câmera do aparelho e de fala para Libra atrás de conversão instantânea por parte do programa. Na interface gráfica, um avatar estará presente para gesticular ao usuário deficiente o áudio convertido.
João Paulo Oliveira, Lucas de Araújo Mello Soares, Amirton Chafas e Flavio Almeida, criadores do projeto, afirmam que o programa, caso tudo ocorra como o planejado, entrará em fase de testes práticos em 2 meses, sendo aderido à vida de alguns membros da Associação de Surdos de Pernambuco e outras instituições parceiras e que, até 2013, o mundo todo poderá usufruir do benefício do software.
A gigante do vale do silício Microsoft foi uma das empresas que acreditaram na inovação dos "garotos" e concedeu o segundo lugar mundial da Imagine Cup 2011, desafio que propunha soluções tecnológicas que pudessem ajudar a resolver problemas mundiais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário